Close

23/09/2017

Wines of Brasil leva vinho brasileiro às vitrines e taças de consumidores do Reino Unido

Rótulos de empresas integrantes do projeto serão degustados por compradores no Sitt, nos dias 18 e 20 deste mês. Outras ações no país são voltadas para consolidação de imagem e ampliação de vendas no segundo maior mercado importador do mundo em volume

Levar o vinho brasileiro para eventos voltados à compradores, para as vitrines e as taças dos consumidores da Terra da Rainha está na agenda do Wines of Brasil deste mês. Nos próximos dias 18 (segunda-feira) e 20 (quarta-feira), 10 empresas integrantes do projeto setorial participarão do Sitt Autumn, voltado para profissionais do trade, nas cidades de Bristol e Londres, respectivamente. O público terá acesso a 15 produtos (relação completa abaixo), com maior destaque para o espumante brasileiro. Ainda neste mês, duas promoções estão em desenvolvimento no país: o Eat out, Drink Brazilian, com venda de vinho em taça (Wine by the Glass) e a Window Display Competition (Concurso de vitrines, em tradução livre). Realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Wines of Brasil atua na promoção dos vinhos brasileiros no mercado internacional.

Sitt Autumn e promoções em pontos de venda visam impulsionar imagem e comercialização de vinhos e espumantes brasileiros no Reino Unido

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, afirma que as iniciativas do projeto no Reino Unido têm como objetivo alavancar a imagem do vinho brasileiro no segundo maior mercado importador da bebida no mundo em volume – o primeiro é a Alemanha. O dirigente reforça a abrangência das ações, que focam tanto o off trade, no caso da Window Display Competition como o on trade, por meio Eat out, Drink Brazilian. “Além destas ações de promoção e divulgação da imagem do vinho brasileiro no mercado internacional, o Wines of Brasil desenvolve um trabalho de sell out junto às vinícolas, distribuidores e outros parceiros comerciais. O objetivo é aumentar as exportações e, cada vez mais, agregar valor por meio de produtos que representam a vocação brasileira para produtos frescos, frutados, muito bem representados pelos nossos espumantes”, enfatiza.

O Eat out, Drink Brazilian estimula a venda e a promoção de rótulos verde-amarelos no Reino Unido. Os bares e restaurantes têm até o final de outubro para realizarem um trabalho de divulgação das marcas brasileiras presentes no país por meio de venda de vinho em taça. O prêmio para o empreendimento que comprovar o maior aumento da venda de produtos brasileiros será uma viagem à Serra Gaúcha.

Ainda com relação à promoção do vinho brasileiro no Reino Unido, até o início de outubro serão conhecidos os vencedores da Window Display Competition, que premia as vitrines mais criativas com a temática de vinho brasileiro. Mais 50 lojas estão participando da 3ª edição concurso. O primeiro colocado também ganhará uma viagem à Serra Gaúcha.

Sitt deve alavancar vendas para o Reino Unido no segundo semestre

O Reino Unido é um dos mercados-alvo do projeto de exportação Wines of Brasil, ao lado dos Estados Unidos e China. No ano passado, o Brasil exportou para o Reino Unido 173,6 mil litros de vinhos e espumantes, resultado em US$ 760,4 mil. Para Judy Kendrick, da agência de Relações Públicas do Wines do Brasil no Reino Unido, a participação das empresas no Sitt ajudará a impulsionar o resultado registrado em 2016, já que o evento reúne os principais importadores do país. “É um evento com grande participação de compradores e da imprensa, o que acaba sendo ótimo também para a divulgação dos produtos aos consumidores. Estamos ansiosos para mostrar os 15 vinhos de diferentes produtores e ajudá-los a aumentar a distribuição dos rótulos brasileiros no mercado do Reino Unido”, antecipa.
Mais informações sobre o Sitt podem ser acessadas pelo http://www.sittastings.com/exhibit/autumn

Curiosidades sobre o mercado inglês:          

  • Em 2016, foram comercializados 173.659 mil litros de vinhos e espumantes brasileiros para o Reino Unido, 104,56% a mais do que 2015;
  • O valor exportado no ano passado para o mercado britânico foi de US$ 760.455, representando um incremento de 87,5% sobre o período anterior;
  • Até 2018, a projeção é de que os ingleses deverão atingir o consumo de 24,6 litros per capita;
  • Existem 30 milhões de consumidores regulares de vinho no Reino Unido;
  • Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Reino Unido é o segundo mercado importador de vinhos do mundo depois da Alemanha.

Confira os rótulos brasileiros presentes no Sitt Autumn

  • Aurora Brut
  • Aurora Pinot Noir
  • Basso Virtus Moscato
  • Casa Perini Macaw Tannat
  • Casa Valduga Arte Tradicional Brut
  • Domno Ponto Nero Brut
  • Domno Ponto Nero Moscatel
  • Don Guerino Rosé Moscatel
  • Lidio Carraro Agnus Merlot
  • Lidio Carraro Dádivas Chardonnay
  • Miolo Millesime
  • Pizzato Brut
  • Salton Brazil Intenso Brut Glera
  • Salton Intenso Tannat
  • Sanjo Nobrese Chardonnay