Close

18/06/2017

Vinho do dia: Zonin Valpolicella Classico 2015

Adoro a Itália e adoro a maioria dos vinhos que encontramos por lá, dos mais complexos e prestigiados como o Barolo, até os mais simples Vino de Tavola tem seu valor. Hoje, o vinho do dia é um italiano simples, mas cheio de qualidades, o Zonin Valpolicella Clássico.

Antes de chegarmos no vinho e falando um pouco da região, Valpolicella pertence a província de Verona e sua vinicultura remonta a antiguidade clássica. 

Reconhecida como uma Denominazione di Origine Controllata desde 1968 e gerida pelo Consorzio per la Tutela dei Vini Valpolicella, está porção de terra no nordeste da Itália cultiva uma uva muito pouco conhecida no resto do mundo, a chamada Corvina.

A Corvina confere aos vinhos aromas de cerejas e amêndoas, além do frescor conferido por sua ótima acidez. Quando os rendimentos são mais altos, os vinhos tintos produzidos por esta uva tendem a ser ainda mais leves, frescos e frutados.

Neste exemplar de Valpolicella Clássico, temos toda tipicidade da uva presente, lembrando bastante um Beaujolais francês pelo frescor, mas com ainda mais sabor e acidez.

De cor vermelha rubi-vermelha brilhante e aromas de amendoas e morangos, na boca esse vinho se mostrou muito equilibrado e saboroso, com uma bela e esperada acidez e boa persistência.

Para terminar, não poderia deixar de citar que este vinho foi produzido pela Vinícola Zonin, uma família que produz vinho desde 1821, um patrimônio da Itália.

Adorei, bela experiência!