Close

05/07/2017

Vinho do dia: Valviejo Tierra De Castilla Tempranillo 2015

#vinhododia

Cada região vinícola do mundo tem sua uva emblemático e assim como a Argentina tem o Malbec,a Espanha tem o Tempranillo.

Casta de uva tinta, apesar da origem Ibérica, hoje o Tempranillo devido sua fácil adaptação a diferentes solos, tem sido muito cultivada em partes diversas do do mundo do vinho, do México à Austrália. Podemos encontrar Tempranillo sendo chamada de Aragonez ou Tinto Roriz em Portugal, Negretto na Itália e Valdepeñas nos Estados Unidos Unidos por exemplo.

O vinho de hoje foi produzido em Castilla y Leon (ou Castela e Leão) onde o clima é bem continental, com grandes oscilações térmicas, relevo suave e solos sedimentares de areia e argila. A região produz um vinho tinto com acidez e teor alcoólico de nível médio, textura macia, e são tão fáceis de beber quanto de cultivar.

Castelo em “Castilla y Leon”

E o #vinhododia é assim, fácil de beber e de agradar, este Tempranillo produzido pela Bodega Los Tinos e distribuída no Brasil pela Evino, tem um excelente custo-benefício e acompanha lindamente no seu dia-a-dia. Definitivamente não é um vinho de festa, mas tem grande valor.

Na prova, vimos seu tom rubi claro, com muita fruta no aroma. Equilibrado, leve e fácil de beber, é visivelmente um ótimo vinho para papear e petiscar. Como esperado por ser um vinho mais simples, praticamente nenhuma persistência, mas em resumo, um vinho que vale mais do que custa. Recomendo.

Tierra De Castilla Tempranillo on Vivino