Close

20/06/2017

Vinho do dia: Finca La Colonia Cabernet Sauvignon 2015

#vinhododia

Se na Argentina quem reina absoluta em fama e prestígio são os Malbecs, a casta mais plantada continua sendo o Cabernet Sauvignon. 
Não sem motivo, uma vez que o clima quente e seco é realmente ótimo para o cultivo de Cabernet Sauvignon. As uvas amadurecem muito facilmente, fazendo vinhos que quase sempre são cheios de amoras, cerejas, pimenta e baunilha e ainda com um pouco de menta.

A Finca La Colonia foi fundada em 1932 em Mendoza e está localizado numa área privilegiada, no sopé da Cordilheira dos Andes e 1100 metros acima do nível do mar. Esta fazenda produz para a Norton uma linha de jovens varietais que são caracterizadas pelo seu estilo fresco e frutado.

O vinho

Este varietal foi submetido a fermentação com leveduras nativas por sete dias a vinte e cinco graus, passando a seguir por fermentação maloláctica 100% natural.

Relembrando, a fermentação malolatica é o processo de transformação do ácido málico (de sabor intenso) em ácido lático (mais suave e agradável) pela ação de bactérias. Esta fermentação pode ocorrer naturalmente, como no caso deste Finca La Colonia, ou ser induzida adicionando-se bactérias. O resultado, uma grande redução na acidez deste Cabernet.

Falando do vinho em si, este varietal tem bons aromas de frutas maduras com bastante ameixas e amoras. Na boca, mostra estrutura e equilíbrio, com uma surpreendente persistência.

Sauvignon 2015 on Vivino

A seguir, vamos dar algumas dicas sobre como harmonizar este Cabernet Sauvignon.

Harmonização

Possivelmente a Cabernet Sauvignon seja a uva mais versátil do mundo dos vinhos e que por isso combina com uma infinidade de pratos. A sugestão inicial sempre será de receitas que envolvam carne vermeñha ou molhos a base de tomate. A carne pode ser grelhada, assada, recheada ou até mesmo com molhos como o madeira.

Sugestão: Empanadas Argentinas

Ingredientes
  • 250g de Carne Moída
  • 1/2 Xícara (chá) de Pimentões
  • 5 Azeitonas (picadas)
  • 3 Colheres de Sopa de Milho
  • 1 Ovo Cozido
  • 2 Dentes de Alho
  • 250g Farinha de Trigo
  • 50g Margarina ou Manteiga s/ Sal
  • 2/3 Xícara Chá de Água
  • Sal e Pimenta do Reino
  • 1 Gema para Pincelar
Preparo
  1. Em uma panela refogue o alho rapidamente, junte a carne moída, tempere com sal e pimenta do reino e frite rapidamente a carne
  2. Junte as azeitonas, milho, tomate e pimentões, misture bem e deixe a carne fritar e secar toda a “água”, adicione o ovo cozido e reserve para esfriar.
  3. Em uma bacia adicione a farinha de trigo, margarina e sal e misture até que a margarina esteja encorporada com a farinha, junte a água aos poucos e sove até que você consiga uma massa homogenia que não grude nas mãos.
  4. Abra a massa bem fina com ajuda de um rolo e corte círculos, adicione cerca de uma colher de sopa de recheio e feche como um pastel.
  5. Pincele com uma gema e leve as empanadas para assar em forno pré aquecido á 180ºC por 30 minutos ou até dourar.