Close

12/06/2017

Vinho do dia: Chanson Royale Brut Rosé

#vinhododia

Espumantes sempre estão relacionados em nosso imaginário a dias alegres, felizes e de comemoração. Ainda no campo do imaginário, os espumantes franceses são claramente os mais lembrados quando queremos dar uma importância adicional a essa comemoração.

Um parêntese aqui: Champagne é um tipo de espumante feito em uma região específica da França (a região de Champagne) seguindo regras específicas de vinificação. Mas, mesmo na França, nem todo espumante é Champagne.

Chanson Royale Brut Rosé é um espumante francês, não um Champagne. Fabricado pela Les Vins Breban uma casa que desde 1952 produz vinhos a partir de uvas cultivadas na costa Mediterrânea, na região entre a montanha Sainte-Victoire até o interior, nos Alpes de Haute Provence.

Como todos os vinhos rosés, esse ganha estrutura e complexidade a medida que o mosto leva mais tempo em contato com as cascas, transferindo também algum tanino. Talvez por esse motivo, tenho a cada dia apreciado mais e mais os rosés, principalmente espumantes.

O Qualité Supérieure Sparkling Brut Rosé se mostra muito bom, fresco, aromático e saboroso. Aroma de flores e pêssego, sabor com alguma estrutura, mineralidade e sabores cítricos. Bom em várias camadas, existe muito valor nesta garrafa.

Qualité Supérieure Sparkling Rosé Brut on Vivino