Close

18/07/2017

Portugal já é o segundo maior exportador de vinhos para o Brasil

Temos acompanhado de perto nos últimos anos uma forte investida de Portugal no mercado brasileiro de vinho. O resultado, parece que começa a surgir agora.

Poderiam continuar vindo em Caravelas dentro de barricas…

No primeiro trimestre de 2017 o valor das exportações de vinhos portugueses para o mercado brasileiro cresceu +84,5% em relação ao mesmo período de 2016. Em um comportamento classificado por eles como “espectacular”, o país passa a ser o segundo maior exportador de vinhos para o Brasil, perdendo apenas para o Chile mas a frente de gigantes locais como a Argentina e internacionais como França e Itália.

Segundo Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, “Não há milagres nem coincidências”, e sim “um conjunto de factores, alguma persistência e trabalho, a começar pelo facto de o trabalho de promoção e de divulgação ter sido uma constante”.

Eu destacaria que, além da força da divulgação, o preço dos vinhos de Portugal tem agradado bastante. Se comparar dois rótulos de igual padrão de qualidade, um Português e outro Francês, invariavelmente o primeiro será mais em conta que o segundo no Brasil e isso se reflete em vendas.