Close

22/08/2017

O vinho impulsiona sua criatividade, aponta estudo

Vinho e criatividade

De acordo com o Instituto de Psicologia da Universidade de Graz, o vinho, a cerveja e outras bebidas alcoólicas são uma ótima ferramenta para aqueles que querem impulsionar seu poder criativo.

Álcool aumenta a criatividade

O estudo teve como objetivo pesquisar os efeitos do álcool na cognição criativa. Os participantes foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu uma cerveja comum, enquanto o outro recebeu uma cerveja sem álcool. Ambos não tinham certeza de qual grupo tinha recebido a bebida placebo. Eles foram então convidados a completar uma variedade de tarefas criativas, como encontrar o link entre um grupo de palavras ou sugerir usos alternativos para determinados objetos.

Incrivelmente, aqueles que consumiram cerveja produziram até 40% melhor depois de consumir sua bebida. Se uma tulipa fria não é a sua escolha, não precisa se preocupar. A melhora mental é relacionada a quantidade de álcool, e não ao tipo de bebida ou forma de produção, o que significa que o copo de cerveja utilizado no estudo terá o mesmo efeito que o nosso querido vinho, ou na verdade qualquer outra bebida alcoólica, desde que esteja consumindo a mesma quantidade de álcool.

De acordo com os pesquisadores, consumir pequenas quantidades de álcool reduz o “controle executivo”, relaxando certas áreas do cérebro. Isso efetivamente permitiu que os participantes pensassem ‘fora da caixa”. Embora ótimo para desbloquear as partes criativas do nosso cérebro, o consumo de álcool também reduziu a “função executiva”, o que dificulta a realização de tarefas criativas, como a pintura. Ainda segundo a pesquisa, o efeito do álcool pode deixar o caminho para a conclusão do trabalho mais longo, mas ajuda encontrar soluções alternativas para executa-lo.