Close

23/08/2017

Degustações e palestra gratuitas promovem vinho gaúcho na Expointer

Uma série de ações para a promoção dos vinhos e sucos de uva gaúchos serão realizadas durante a 40ª edição da Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Degustações e palestra gratuitas estarão entre as atrações durante toda a feira, que inicia neste sábado (26) e segue até 3 de setembro, para aproximar os consumidores dos produtos verde-amarelos e divulgar as diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul.

A partir de sábado (26), o sommelier Vinícius de Miranda Santiago irá conduzir degustações diárias na Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor. Os encontros para 32 participantes ocorrem às 16h30min. Serão degustados vinhos tinto e branco, espumante e suco de uva de micro e pequenas vinícolas gaúchas. As inscrições para atividade, que terá cerca de 45 minutos de duração, devem ser feitas no local.

Degustação Expointer

Diariamente, às 16h30min, sommelier Vinícius Santiago irá conduzir degustações gratuitas de produtos vinícolas gaúchos na 40ª Expointer Crédito: Gilmar Gomes/Ibravin

No domingo (27), às 13h, Vinícius de Miranda Santiago apresenta a palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos”, na Arena do Conhecimento. O sommelier abordará as principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul: Serra, Serra do Sudeste, Campos de Cima e Campanha (confira abaixo mais sobre cada uma). Não é necessário fazer inscrição prévia. “O público poderá conhecer os diferentes vinhos gaúchos e a particularidade de cada região. Também ensinaremos a técnica básica para a degustação de vinhos”, antecipa Santiago. O sommelier discorrerá sobre as características culturais, de solo e clima das maiores regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul, responsável por cerca 90% da produção nacional. Segundo o Cadastro Vitícola, são produzidas 138 variedades de uvas para o processamento de vinhos, espumantes e sucos. Entre as principais castas cultivadas estão: Isabel, Bordô, Cabernet Sauvignon e Franc, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Moscato Branco, Riesling Itálico, Trebbiano e Chardonnay.

Outra atração com vinhos gaúchos na Expointer será a realização de degustação às cegas. Com início no próximo sábado (26), até o penúltimo dia (2) da feira, a atividade ocorrerá das 18h às 18h40min, na Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor. Três a quatro miniporções preparadas pelos chefs Bruno Ivanoff, Mamadou Abdoul Sène e Ricardo Dornelles serão servidas ao público e uma delas será harmonizada com um vinho ou um espumante gaúcho. Ao final, os profissionais explicarão aos participantes o motivo da escolha. A inscrição pode ser feita no local e as vagas são limitadas a 20 pessoas.

As realizações são promovidas por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) – através do Programa Juntos para Competir –, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

PROGRAMAÇÃO

Degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva

  • Onde: Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor
  • Quando: 26 de agosto (sábado) a 3 de setembro (domingo)
  • Horário: 16h30min Inscrições: no local.
  • Vagas limitadas a 32 participantes
  • Entrada franca

Degustação às cegas

  • Onde: Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor
  • Quando: 26 de agosto (sábado) a 2 de setembro (sábado)
  • Horário: 18h
  • Inscrições: no local.
  • Vagas limitadas a 20 participantes
  • Entrada franca

Palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos”

  • Onde: Arena do Conhecimento
  • Quando: 27 de agosto (domingo)
  • Horário: 13h
  • Inscrições: não é necessário
  • Entrada franca

PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO RIO GRANDE DO SUL

O sommelier Vinícius de Miranda Santiago, que irá conduzir degustações diárias e a palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos”, revela as principais características das quatro maiores regiões produtoras de Rio Grande do Sul. Confira:

Serra Gaúcha

Principal região produtora, com vinhos de médio corpo e com bom equilíbrio entre álcool e acidez. Vocação para castas precoces ou de meia estação – como Chardonnay, Merlot e Cabernet Franc –, devido as chuvas do fim do verão/início de outono. Região de maior destaque para elaboração de espumantes.

Campanha Gaúcha

Região mais quente e seca que a Serra, com grande amplitude térmica. Origina vinhos tintos e brancos com boa estrutura, muita fruta e um toque mineral. Destacam-se os Tannats e os Cabernet Sauvignons.

Serra do Sudeste

Região central do Rio Grande do Sul, com muitos testes de castas diferentes. Tende a originar vinhos elegantes e macios, com grande pureza de fruta. Destaque para os vinhos elaborados com a Touriga Nacional e a Teroldego.

Campos de Cima da Serra

Região vitivinícola mais alta e fria do Estado. Origina vinhos frescos, com notas cítricas, herbáceas e de frutas frescas. Destaque-se para os excelentes tintos de Pinot Noir e os brancos de Sauvignon Blanc.