Close

08/07/2017

Cobertura Wine Weekend – Parte 5 – Jurado por um dia

Segundo dia da Wine Weekend e, além de degustar ainda mais vinhos, a proposta era participar do Workshop “Jurado por Um Dia”, que seria apresentado pelo Jornalista Eduardo Viotti.

Eduardo é Editor da revista Vinho Magazine e idealizador da Wine Weekend, além de jurado internacional e autor de diversos livros sobre o tema. No mundo do vinho é uma lenda, conhece todo mundo que importa, no Brasil e no Exterior, e provavelmente terá uma história curiosa ou engraçada sobre cada região produtora no mundo. Uma figura.

Jurado por um dia

Eduardo Viotti em ação

A proposta do Workshop era emular as condições de um concurso profissional, onde critérios técnicos são usados para traduzir em números as qualidades de um vinho. Cada exemplar deveria ser avaliado sob o aspecto visual (limpidez e brilho), olfativo (intensidade, franqueza e qualidade), gustativo (intensidade, franqueza, qualidade, persistência) e por fim, avaliar a Harmonia do conjunto. Em resumo, um terror desafio para amadores.

Tasting Evaluation Sheet

Parece um pouquinho mais complicado que as estrelas do Vivino.

Recebemos três vinhos para avaliar, um branco e dois tintos, e com orientação de Viotti preenchemos as fichas com nossas impressões particulares. As fichas recolhidas vão ser comparadas com as avaliações de profissionais e na sequencia vamos receber os resultados por email. Os três participantes que tiverem as notas mais próximas das oficiais vão ganhar vinhos como prêmio.

Qual será minha nota ?