Close

28/05/2017

Caldora Montepulciano D’Abruzzo DOC 2015

#vinhododia
#vinhododia

#vinhododia

O Vinho do Dia hoje veio num combo, aproveitando para comentar sobre a Cantina Gígio, um restaurante que desde 1971 mantém a tradição de uma verdadeira “Cucina Italiana” no Brás em São Paulo.

Não se engane com o “entorno” do restaurante, que hoje é um lugar bastante abandonado a noite. O Gígio é realmente a única coisa que sobrou de boa na região. A cantina em si é um lugar lindo que parece ter saído de um filme de época.

No cardápio, massas feitas na casa são a grande estrela. Hoje, provamos um Fetutine ao Sugo com um Filet a Parmegiana simplesmente incrível. Pedimos 1½ porção, o que foi mais que suficiente para 5 pessoas.

Para acompanhar, claro que tivemos que pedir um vinho italiano, Caldora Montepulciano D’Abruzzo DOC (2015) 🇨🇮.

Montepulciano é uma casta de uvas e uma região da Toscana, o que às vezes causa uma certa confusão. Para piorar, existe um tipo de vinho tinto a base de Sangiovese que tem DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita) chamado Vino Nobile di Montepulciano. Confuso não ? Coloquei todos os links possíveis para pesquisas adicionais, espero que ajude.

No caso do Caldora Montepulciano D’Abruzzo, a cantina Caldora que fica na região da Abruzzo em Ortona, Itália, produz esse vinho com a casta Montepulciano.

Delicioso, com chocolate, baunilha e alguma especiaria no nariz. Muito fresco, vivo e intenso no aroma.

Já o paladar se mostra complexo, encorpado, com ótima acidez tornando-o muito gastronômico, equilibrado e com final persistente. Os taninos macios completam a experiência deste vinho muito agradável de beber!

Montepulciano D’Abruzzo on Vivino