Close

05/09/2017

3 Medalhas – Um Chardonnay Chileno no #vinhododia

#vinhododia

Vinho mais barato da história do #vinhododia esse Chardonnay 3 Medalhas da vinícola Santa Rita chegou as minhas mãos por incríveis R$16,00. Um preço normal para o mundo civilizado mas incrivelmente barato para os padrões brasileiros. Vamos descobrir os valores desse #vinhododia.

Chardonnay

Chardonnay é a terceira uva Vinífera mais cultivada do planeta, de pele verde sendo usada na produção de grandes vinhos brancos.

A variedade se originou na região vinícola de Borgonha ao leste da França, mas agora é cultivada onde quer que vinho seja produzido… da Inglaterra à Nova Zelândia. Também é usado na Itália para produzir vinhos espumantes como Franciacorta por exemplo.

Para regiões vinícolas novas e em desenvolvimento, o cultivo de Chardonnay é visto como um “rito de passagem”, um marco de amadurecimento e uma fácil entrada no mercado internacional de vinhos.

Chardonnay no Chile

Chardonnay chileno é cultivado nas áreas mais frias e tende a ter acidez moderada, notas de frutas tropicais e uma mineralidade marcante. As regiões de Limari, San Antonio e Casablanca são as principais produtoras, com qualidade destacada e preços bem razoáveis.

Diferente de um chardonnay da California por exemplo, a versão chilena se mostra mais parecida com um Sauvignon Blanc, mas com mais frutas tropicais e sabores de maçã-pera. Dada a mineralidade pesada e a acidez visível, o Chardonnay chileno deve combinar bem com pratos de peixe mais densos e outras carnes brancas.

Santa Rita 3 Medalhas Chardonnay

Esse Chardonnay devemos deixar claro que é um exemplar bem básico da casta, mas ainda com boa mineralidade e refrescancia. Cor amarelo palha, aromas cítricos e florais bem presentes. O corpo bem leve e uma certa cremosidade completam a experiência positiva com esse vinhozinho que se mostrou uma grata surpresa.

Não fará o papel de estrela da noite, mas como coadjuvante na entrada mostrou bem o seu valor.