Close

24/07/2017

​5 Ingredientes difíceis de harmonizar

Atenção: com os sabores abaixo você deve ficar bem alerta quando estiver escolhendo cardápios e vinhos. Mesmo que você ou seus convidados não sejam especialmente exigentes nas harmonizações, em cada um se esconde uma armadilha que pode estragar seriamente a sua noite. Então, segue a lista de 5 ingredientes difíceis de harmonizar…

Vegetais

Alcachofra

Alcachofra – A alcachofra confere à maioria dos vinhos um sabor metálico-amargo. O ideal é espremer sobre ela gotas de limão ou serví-la com um molho vinagrete. Os vinhos que melhor se adaptam à alcachofra são os brancos jovens de alta acidez, como os Sauvignon Blancs  e Chardonnays .

Aspargos

Aspargos




Aspargos – Seu poderoso sabor requer um cuidado especial na escolha do vinho. Também os Sauvignon Blancs e os Chardonnays , jovens e aveludados, vão muito bem quando os aspargos forem servidos com uma beurre blanc (manteiga branca francesa) derretida.
Espinafre

Espinafre


Espinafres – Vão bem com tintos italianos não muito potentes ou Pinot Noirs, visto que em geral são servidos como guarnições em creme de espinafre.

Doces

Chocolate

Chocolate


Chocolate – A dificuldade do chocolate, em geral, é dupla, devido à textura pesada e à sua doçura extrema, o que o acaba sobrecarregando as nossas papilas gustativas. Assim sendo, o vinho deve apresentar a mesma doçura, alto teor alcoólico e muito corpo. Indicaria para acompanhar as sobremesas de chocolate os Asti para doces leves como as mousses, um Porto Tawny para as sobremesas tipo torta, e o incomparável Sauterne para os chocolates não tão pesados.
Sorvete

Sorvete


Sorvetes – Ah… os sorvetes! O intenso frio entorpece nossas papilas gustativas aniquilando o sabor da maioria dos vinhos doces, mas um dos únicos que resiste ao gelato é o Moscatel licoroso, que certamente é a melhor escolha para acompanhar os sorvetes de baunilha, nozes, amêndoas e passas ao rum. Eu também recomendaria sorvetes de frutas vermelhas, mas esse pode ser com um tinto bem leve.